Blue Love - 25 ANOS DE ARTE

LM Estudio lança o pingente "Blue Love" comemorativo a 25 anos de compromisso com a arte de fazer arte: 1989-2014

A minha experiência com a arte iniciou-se desde muito cedo, freqüentando escolas e ateliers na adolescência, escolhendo seguir profissionalmente nesta área.

Em Agosto de 1989 concluí a formação superior em Artes Plásticas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.A pintura e o desenho abstrato foram a base de toda a minha vida acadêmica, bem como o foco da exposição final e da monografia de Graduação. Os artistas que me inspiram desde aquela época são Tomie Ohtake e Antônio Meneghetti.

Meu primeiro contato com a joalheria foi ao visitar uma exposição de joias da artista Miriam Mirna Korolkovas, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, ainda no período de formação acadêmica no Instituto de Artes da UFRGS. Na ocasião percebi um caminho interessante para a expressão artística, e um modo de negócios promissor. Um broche com gemas coloridas que Korolkovas detalhou durante sua palestra, até hoje faz parte das minhas lembranças daquele dia.

Depois de formada em Belas Artes, curiosa por novos horizontes e novas oportunidades, fui morar em Minas Gerais, em Setembro de 1989, encantada com a possibilidade de conhecer de perto a arte mineira em todas as suas facetas, riquezas e talentos - eu intencionava desenvolver estudos e trabalhos em decoração de interiores, uma paixão anterior à joalheria.

Em Minas Gerais, ao trabalhar nos setores de decoração e artes, planejando espaços, móveis e objetos, descobri o mundo fascinante do design de joias durante a leitura de uma belíssima matéria no jornal O Estado de Minas sobre a Escola Mineira de Joalheria. 

Um ano depois de minha chegada a Belo Horizonte/MG, iniciei a prática do montanhismo e minhas pinturas e desenhos começaram a ter um estilo particular a partir daquelas excursões ecológias. Em 1991 também realizei um aperfeiçoamento em Design de Interiores pelo INAP/MG. E durante os anos de 1992 e 1993 fiz a formação em Design de Joias e Joalheria, com os professores Marcus Augusto e Mônica Alves na Escola Mineira de Joalheria, em BH/MG. Em 1993 e 1994 realizei estudos de Pós-Graduação em Arte-Educação, o que me permitiu, mais tarde, lecionar.

Ao voltar ao Rio Grande do Sul, no final de 1996, iniciei atividades de ensino de desenho de joias em ateliers da área, em Porto Alegre, e a partir de 1998 em Universidades da região, quando também comecei a criação de joias para empresas, lojas e indústrias do setor de gemas e joias, além de continuar a prática profissional como artista e decoradora, e participar em exposições e eventos de arte e design. De 2000 a 2003 realizei mais dois cursos de aperfeiçoamento em Design de Interiores, um pela CRIART/RS e outro por YEDA MONTAN DIFFINI/RS.

Em 1999 participei das minhas primeiras exposições de joias: Tecnogold/SP; Ajorsul Fair & Mercoóptica/RS;  Hong Kong Jewelry & Wath Fair / China; Gold Trends Brasil 2000/RJ, que culminou com a publicação de um livro editado por WGC e IBGM.

Em 2005 fui contratada para lecionar a disciplina de Desenho de Joias e Bijuterias no Curso de Moda da Universidade Feevale, e descobri que não havia bibliografia específica para as aulas, assim iniciei a redação do livro “Guia prático para o desenho de joias, bijuterias e afins”, lançado em 2008, e reeditado em 2013 com ótima receptividade tanto no setor acadêmico quanto nos ateliers de joalheria, lojas e empresas. Fui professora dessa Instituição de 2005 a 2014.

Atualmente me dedico ao Mestrado em Processos e Manifestações - com foco no estudo sobre as heranças culturais ibéricas, indígenas e africanas na joalheria brasileira, e à direção da LM Estudio Ltda, uma empresa que tem a missão de promover a arte a de fazer arte em joias, ambientes e produtos.

O pingente "Blue Love" foi criado para comemorar esses 25 anos de formação e atividades com a arte e o design. A peça tem o desenho de montanhas, e também incorpora o desenho das ondas do mar, por isso o sol é azul. É uma peça que retrata a natureza que me fascina desde muito jovem, e que marcou meu traço artístico a partir das primeiras excursões ecológicas ao chegar em Minas Gerais. Uma belíssima viagem aos Aparados da Serra, realizada em 2014, completam esse panorama de total encantamento. A peça será confeccionada em prata e ouro, por encomenda, e terá a numeração seriada e assinada até 25 unidades de cada. O sol azul é em topázio azul, a gema que tem a cor dos aventureiros, dos apaixonados pela vida e pela liberdade,  a cor dos mares, a cor das montanhas que se perdem de vista nos horizontes das paisagens.

Para encomendar o seu, entre em contato pelo e-mail: lilianemancebo@gmail.com ou pelo celular/whats: 51-999511580.